Escolha uma Página

A TVN é a principal televisão do Chile, mesmo sendo pública. Um de seus principais projetos de convergência é o ‘Reportwiteros’, uma rede de participação cidadã de 55 mil pessoas (dados de 2011) que contribui para os noticiários da TV com materiais.

Reportwiteros - participação do público nos noticiários da TVN do Chile

Reportwiteros – participação do público nos noticiários da TVN do Chile

Além disto, as coberturas ao vivo contavam com possibilidade de participação e de comentários através de um chat no site da emissora. Em fevereiro de 2010, o Chile sofreu um terremoto de grandes proporções. Após o fenômeno natural, o Reportwitteros teve 189% mais participação, alcançando um total de 16 milhões de pessoas e 51 milhões de citações.

Em agosto do mesmo ano, o resgate dos sobreviventes do desabamento da mina San José mobilizou uma média de 15 mil usuários simultâneos.

A TVN possui ainda um programa “dual”, o Calle7. A atração voltada para o público jovem conta com duas transmissões paralelas no mesmo palco: uma para a TV e outra para a Web. A transmissão para a internet tem uma apresentadora própria. O roteiro possui pontos de interseção, mas na maioria do tempo não.

Cerca de 4 mil pessoas ficam conectadas no momento do programa (dados de 2011). Telespectadores de Venezuela, Honduras e Guatemala também assistem ao Calle 7. O programa já contava com forte participação pelo Facebook, rede social que ainda engatinhava no Brasil.