Escolha uma Página

pesquisa brasileira de midia 2016 pbmA Pesquisa Brasileira de Mídia 2016 (PBM) é a maior análise do consumo de meios de comunicação realizada no país. O relatório consolidado pela SECOM mostra a televisão (63%) como principal mídia apesar do crescimento do acesso à internet (26%), que já passou o rádio (7%) como “meio de comunicação mais utilizado”.

Contudo, quando a pesquisa avalia a faixa etária entre 16 e 24 anos, a internet desponta como favorita. 84% dos brasileiros disseram não confiar nas notícias publicadas nas redes sociais. Na televisão, esse número é bem menor: 46%.

O celular é o principal dispositivo de acesso à internet (91%), seguido do computador (65%) e do tablet (12%). Metade dos brasileiros (50%) disse que navega pela internet todos os dias da semana. Entre 26 e 29% dos entrevistados informaram passar mais do que 300 minutos por dia utilizando a rede mundial de computadores.

Foram entrevistadas mais de 15 mil pessoas em todos os estados do Brasil. A pesquisa traz dados importantes sobre o uso de mídias como televisão, internet, rádio, revista e jornal. Essa informações ajudam a SECOM (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) a estabelecer critérios para a distribuição das verbas publicitárias do governo federal entre os diversos meios de comunicação.

Conheça os destaques da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015